As Multipossibilidades de Aplicação das Constelações Sistêmicas - (Vera Bassoi)

12. 05. 29
Acessos: 1446
Somos um pequeno grupo de consteladores sistêmicos ou de facilitadores em constelações que nos atraímos por termos algo em comum: um espírito filosófico, científico, pesquisador, criativo e, sobretudo, que quer compartilhar pró-ativamente com a comunidade que está estudando ou aplicando as constelações nas mais diversas áreas de atuação.
 
 
Temos visto, e acompanhado de perto, o avanço das constelações familiares para outros sistemas sociais, tais como: sistema educacional, empresarial, organizacional e jurídico. Sabemos que a tendência é se ramificar rapidamente, devido à grande arrancada do novo paradigma científico que estamos vivenciando e, principalmente, dos benefícios explícitos que as constelações têm trazido, num curto espaço de tempo, para aqueles que estão confiando e se entregando a elas.
Porém, o que não temos visto, mas sabemos que estão acontecendo, são interessantíssimas aplicações que não foram sugeridas e, sim, criadas por pessoas de diferentes campos de atuação profissional que seguiram suas intuições para perscrutar novas possibilidades. São profissionais comprometidos com os fundamentos de Bert Hellinger, e que estão desenvolvendo suas habilidades, aplicando seus dons com base em todo o background adquirido até então, e entretanto, permanecem anônimos e perdem a oportunidade de levar à público as suas descobertas ou pesquisas.
 
 
Com a criação dessa Comunidade dos Consteladores Sistêmicos, estamos empenhados em abrir um fórum de debates, com base em duas premissas colocadas simultaneamente: de um lado, possibilitar o diálogo entre os consteladores, particularmente entre os que verdadeiramente possam contribuir com seus estudos, pesquisas, aplicações que, sem dúvida, ajudarão a ampliar o uso das constelações sistêmicas de forma multidisciplinar. De outro lado, juntar ou formar uma massa crítica que possa usufruir desses debates, ampliando suas possibilidades de modo sério e comprometido.
 
 
Onde nos encontramos?  Nas duas faces da moeda. Ao mesmo tempo que estamos no grupo dos trabalhadores pró-ativos, queremos  também fazer parte da massa crítica que quer aprender muito com a coragem e o empreendedorismo de muitos colegas comprometidos com o chamado da sua própria alma.
 
Sabemos que a “Fonte” é inesgotável e sabemos, outrossim, que existe o perigo do desvirtuamento de um trabalho sério e comprometido com a “Grande Alma” para “algo” que seja apenas considerado como “um teatrinho que qualquer um pode forjar”. Precisamos ficar atentos para aprender a separar o joio do trigo, o que significa - dentro da nossa proposta - manter as constelações cada vez mais ancoradas na proposição de um campo profissional, com pessoas capacitadas através de  cursos de formação capazes de dar legitimidade e credibilidade àqueles que se apresentam como consteladores.
 
Faz-se extremamente necessária a troca de experiências entre os mais antigos e mais novos e, sem dúvida, entre os da mesma geração de aprendizes e de professores. Queremos salientar, também, que já constatamos o desenvolvimento absurdamente rápido do rumo que as constelações sistêmicas têm tomado, e da criação  de novas técnicas e aplicações, o que nos faz afirmar, aos colegas consteladores, sobre a necessidade de nos mantermos atualizados e, para isso, nos reciclarmos constantemente.
 
Esperamos encontrar ressonância entre os colegas, para que possamos, num curto espaço de tempo, realizar nossos ideais e, quem sabe, um dia, conseguirmos nos legitimar como classe. Para isso precisamos da adesão de vocês. A união faz a força.
 
                                                   
 
 Equipe organizadora: Vera Bassoi, Viviani Bovo e Walther Hermann Kerth
 
 
 
   CBCS – COMUNIDADE  BRASILEIRA  DOS  CONSTELADORES  SISTÊMICOS
 
 
 
            www.consteladoressistemicos.com