Soluções Sistêmicas em Consultoria Organizacional - (Miriam Coelho Braga)

12. 05. 29
Acessos: 2210
(A Constelação Sistêmica Fenomenológica, criada pelo alemão Bert Hellinger, atraiu a atenção da comunidade terapêutica internacional por recuperar as fontes de cura no reconhecimento das “Ordens do Amor” e buscar soluções para os emaranhamentos familiares e organizacionais sistêmicos nos níveis mais profundos. 
O trabalho com Constelações Organizacionais foi concebido por Bert Hellinger e seus colaboradores a partir de experiências com sistemas e organizações sociais e permite uma leitura clara do diagnóstico de conflitos dentro de estruturas complexas. 
Através da colocação das redes de relações que compõem o sistema, cria-se uma imagem concreta e dinâmica da estrutura analisada e dos conflitos ou crises reais. Ficam assim expostos às forças do sistema, formando um campo sinergético onde todos podem experimentar o ambiente de solução que, dentro de um trabalho convencional de análise, levaria muito mais tempo para reunir a mesma quantidade de informações e envolveria custos muito maiores, tratando fatos e situações isoladas.
De forma representativa, a Constelação exteriorizada reúne as imagens necessárias para a descoberta de informações sobre a estrutura, o que torna perfeitamente evidentes vigorosas imagens de soluções e testa imediatamente um novo arranjo dentro da organização, tornando flagrante a nova dinâmica de funcionamento. 
Os participantes das Constelações Organizacionais Sistêmicas têm a oportunidade de atuar como representantes ou de colocar a sua própria constelação, tendo assim a oportunidade de analisar o seu caso especificamente ou apenas participar, assistindo às constelações para conhecer melhor o trabalho sistêmico, aproveitando para si a experiência de vivenciar outros sistemas, muitas vezes coincidentes com suas próprias questões.
 A técnica inovadora tem assegurado sucesso em determinar com clareza e rapidez o diagnóstico de conflitos e a solução dos impedimentos para o perfeito funcionamento de organizações complexas. Os conhecimentos obtidos formam uma base sólida para a tomada de decisões e a realização de mudanças.